Quero investir, e agora?

Após escolher os fundos que atendam às suas expectativas de retorno, prazo e risco, é hora de tomar algumas precauções e se preparar para realizar o investimento.

Primeiros Passos

  • Após selecionar o fundo de interesse, é necessário ler seus documentos, com especial atenção para o Prospecto, que contém, de forma mais simples e direta que o Regulamento, informações relacionadas às taxas cobradas, riscos assumidos e condições para compra e resgate de cotas. Tanto o Prospecto quanto outros documentos e informações relacionadas ao fundo são disponibilizados pelo Administrador e pelo Gestor, sendo normalmente encontrados em seus respectivos sites. Caso não estejam prontamente disponíveis, solicite ao Administrador o Prospecto e o Regulamento do fundo.

Investindo no fundo

  • Após verificar que fatores como perfil de risco, taxas cobradas, regras de aporte e retirada, valores mínimos de aplicação e permanência atendem às suas expectativas, é hora de prosseguir com a adesão. A página do Administrador e, geralmente, a página do Gestor apresentam os documentos a serem preenchidos e enviados, como Ficha Cadastral, Perfil do Investidor e Termo de Adesão, além de instruções sobre como realizar o aporte inicial e aplicações subsequentes.Caso não estejam prontamente disponíveis, informe ao Administrador sua intenção de investir e solicite os documentos de Adesão. Após aderir ao fundo, basta seguir os procedimentos estabelecidadas de aporte, que lhe serão informados, para iniciar o investimento.
  • No caso de fundos próprios de bancos é comum a possibilidade de adesão e aplicação pelo próprio internet banking. Se esse for o caso, procure a página de investimentos em seu internet banking ou entre em contato com seu gerente.

Investindo através de corretoras

  • Outra forma de se aplicar em fundos é através de uma corretora. Mais que apenas possibilitar a negociação de ações, as corretoras têm sido uma ótima alternativa para centralizar os investimentos. A maioria delas distribui fundos de múltiplos Administradores e Gestores, além de títulos e instrumentos financeiros de variados emissores. Se já possuir conta em uma corretora, verifique se ela distribui o fundo desejado. Caso ainda não tenha, procure uma corretora que distribua os investimentos buscados e abra uma conta. O cadastro e manutenção dessa conta costumam ser gratuitos, sendo cobradas apenas determinadas operações, como no caso de compra e venda de ações.
RANKINGBUSCA AVANÇADAO BUSCAFUNDOSENTRE EM CONTATO
BÚSSOLA DE FUNDOSRANKING AVANÇADOO RANKINGAVISO LEGAL E TERMOS DE USO
COMO INVESTIRDOWNLOAD DE DADOSGLOSSÁRIO DE FUNDOS
TRIBUTAÇÃO DE FUNDOS